Astronaustas a bordo da Estação Espacial Interncional (ISS) compartilharam imagens bellísimas do fênomemo Aurora visto do espaço. As fotos impressionam pela luminosidade (veja acima), cores e efeitos em diversos locais do planeta Terra.
A equipe da Expedição 64, que atualmente está a bordo da ISS, publicou um album com dezenas de imagens. Nelas é possível ver o espetáculo com luzes verdes, azuis ou cor-de-rosa, que parecem dançar no céu.
O fenômeno ocorre quando partículas do Sol se chocam com o campo magnético da Terra e são puxadas para os polos, ionizando outros elementos. É possível ver o céu colorido durante a noite ou no fim da tarde nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, quando a atividade solar é maior.
Aurora boreal é o nome dado quando o fenômeno acontece em regiões perto do Polo Norte. Quando o show de luzes acontece no Polo Sul, recebe o nome de aurora austral.
Mas não é somente o nosso planeta que tem ocorrências de auroras. O fenômeno acontece também em Júpiter, Marte e Vênus. Na terra, a maior incidência é no norte do planeta, próximo a Finlândia.
Discussion about this post