A caça à vida em Marte continua com o mais recente rover da NASA, Perseverance, usando sua instrumentação científica para escanear a cratera de Jezero, uma área que se acredita ser um antigo lago seco. Cientistas afirmam ter encontrado “fungos em Marte”.
Mas de acordo com uma equipe internacional de pesquisadores, as agências espaciais de outros rovers podem já ter encontrado sinais de vida relativamente avançada – na forma de “espécimes marcianos semelhantes a fungos”, de acordo com um novo artigo publicado na revista Advances in Microbiology .
A equipe, que inclui pesquisadores do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e da George Mason University, acredita ter encontrado evidências fotográficas de uma variedade de organismos semelhantes a fungos.
Segundo os cientistas, as evidências são imagens tiradas pelos rovers Opportunity e Curiosity da NASA, bem como pela câmera de alta resolução HiRISE da agência acoplada ao Mars Reconnaissance Orbiter.
“Os fungos prosperam mesmo em ambientes com radiação intensa”, escreve a equipe em seu artigo.
Eles não pararam por aí: a equipe também examinou fotos tiradas pelo HiRISE da NASA e encontrou evidências de “espécimes amorfos dentro de uma fenda” que “mudaram de forma e localização e depois desapareceram”.
“Está bem estabelecido que uma variedade de organismos terrestres sobrevivem a condições semelhantes às de Marte”, conclui a equipe. “Dada a probabilidade de a Terra ter semeado vida em Marte e a vida ter sido repetidamente transferida entre mundos, seria surpreendente se não houvesse vida em Marte.”
A equipe argumenta que essas formas de vida marcianas “teriam evoluído e já se adaptado às baixas temperaturas, disponibilidade intermitente de água, baixas quantidades de oxigênio livre e altos níveis de radiação”.
Os pesquisadores alertaram suas descobertas, apontando que “semelhanças na morfologia não são prova de vida” e que “não podemos descartar completamente minerais, intemperismo e forças geológicas desconhecidas que são exclusivas de Marte e desconhecidas e estranhas à Terra”.
Discussion about this post