O astrofísico, Neil deGrasse Tyson, quinto chefe desde 1935 do mundialmente conhecido Hayden Planetarium na cidade de Nova York e o primeiro ocupante de sua diretoria Frederick P. Rose, também é pesquisador associado do Departamento de Astrofísica do Museu Americano de História Natural, disse recentemente, numa rede social, algo que causou perplexidade aos internautas que o seguem e acompanham seu trabalho: a Lua está se afastando da Terra!
Disse ele: “No momento, a Lua, em sua órbita, está se afastando da Terra em uma espiral com a largura de dois dedos a cada ano[…]”.
Para os marinheiros de primeira viagem, que nada entendem de astronomia, pode ter parecido exagerada a reação de alguns.
Porém, para aqueles que estão estudando para o vestibular e para os fanáticos da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), devem ter se lembrado de que a lua é a responsável pela inclinação da terra em seu eixo, e que, sem a lua, significa: sem as quatro estações e, potencialmente, eras glaciais.
Posteriormente, o astrofísico mais famoso do mundo, explicou que não há razão para nos preocuparmos, já que esse processo de afastamento vem ocorrendo, sistematicamente, “por quase 4,5 bilhões de anos, logo após o nascimento do sistema solar”.
Ele até deu alguns números: ela [a lua] orbitava a terra a cada 8 horas, estava 20 vezes mais perto, 400 vezes maior no céu e marés forçadas 8.000 vezes mais fortes do que hoje.
Como que ele pode saber disso? Bem, ele disse que “Há muito tempo suspeita de se afastar da Terra, a Lua recebeu cinco refletores de canto posicionados por missões americanas e soviéticas, começando com a Apollo 11 em 1969. Esses espelhos especiais nos permitem medir a distância da Lua com precisão e rotineiramente usando lasers. Está realmente se afastando.”
Será que estamos fadados a morrer por causa disso? Será que o Elon Musk salvará a humanidade disso?
O que você acha?
Curta, compartilhe e comente aqui embaixo, deixe seu ponto de vista.
Right now, the Moon, in its orbit, is spiraling away from Earth by about the width of two fingers every year.
Just thought you might want to know this. pic.twitter.com/SoQsU3abHp
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) May 10, 2021
Not to worry, the Moon’s been spiraling away from us for nearly 4.5 billion years, shortly after the Solar System was born.
Back then,the Moon was in-your-face: It orbited Earth every 8 hours, was 20x closer, 400x larger on the sky, and forced tides 8,000x stronger than today. pic.twitter.com/JgiYizWhRx
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) May 10, 2021
Long suspected of receding from Earth, the Moon received five corner-reflectors positioned by American & Soviet missions, starting with Apollo 11 in 1969.
These special mirrors allow us to measure the Moon’s distance accurately & routinely using lasers.
It’s indeed moving away pic.twitter.com/bCF5mvM53Q
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) May 10, 2021
Discussion about this post