TECNOLOGIA

Tecnologia, quais os desafios para inseri-las na prática pedagógica?

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Tecnologia de ponta é aquela que resulta da aplicação dos mais avançados conhecimentos e instrumento, sendo considerada o motor fundamental da mudança social que leva ao progresso social e consequentemente deixa os alunos em pé de igualdade com os demais.

 

Ela tem como objetivo desenvolver a educação e a comunicação, e outras, aproximando de todos o acesso ao conhecimento e está presente nos quatro cantos do mundo, e se tornou comum na vida de todas as pessoas. Só que os desafios são imensos. Entre eles, o que mais tem se destacado é que quando o professor aprende uma certa tecnologia, com o devido treinamento fornecido pelo Estado, uma nova se aproxima tornando a anterior obsoleta, impedindo que o professor e o Estado consigam acompanhar. Ou, o professor não consegue construir a ponte entre a tecnologia e o ensino, de modo a adequar ao novo normal. Isso por si só, provoca uma defasagem.

 

Para isso é necessário intensificar a utilização das tecnologias, com um apoio (financeiro) maior do Estado, o que irá permitir uma maior integração entre alunos e professores e o ensino de modo a diminuir essa barreira tecnológica. Contudo, a revolução da tecnologia tem seu lado negativo. Com o uso de celulares e notbooks, criou-se os “viciados em tecnologia”, que tem uma compulsão para estar conectados, a fim de ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo.

 

O resultado disso é uma retenção superficial de poucas coisas. Isso resulta no aumento da distração, vício e interrupção. Consequentemente, dificulta o trabalho de ensino dos professores, uma vez que, além de ter de lidar com algo novo que nem todos eles estão adaptados, ainda tem de criar o interesse na matéria a fim de prender a atenção dos alunos incorporando a tecnologia às experiências discentes de aprendizagem. Afinal, a modernização implica também profundas transformações nos modos de vida, nas práticas políticas, sociais, culturais e outras dos indivíduos.

 

Para além disso, usar as novas tecnologias para discutir a vida em sociedade, para debater a fim de se descobrir qual a maneira responsável de usá-la, deve ser o alvo principal. Porquê? Porque será dessa maneira que o professor conseguirá promover a “cidadania digital’, ajudando os alunos a aprender como usá-las com sabedoria e responsabilidade, retendo o conteúdo.

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