Milhões de ratos estão causando estragos na Austrália. Nas últimas semanas, ordas de ratos domésticos estão invadindo fazendas e destruindo plantações, no Estado de Nova Gales, ao sul do país.
Segundo especialistas, o clima está favorecendo a aparição dos ratos. A região passou por uma forte seca nos últimos anos, e atualmente com recuperação das fazendas e oferta de alimentos, os ratos começaram a se reproduzir em massa.
Especialistas consideram essa a pior praga dos últimos anos, depois da longa estiagem que assolou a região. Justamente quando Estado estava se recuperando das perdas pelo clima, são acometidos pelos ratos.
“O chão está repleto de ratos. Simplesmente não há como escapar deles”, diz Brody Thomas Roche, morador da região. Norman Moeris, fazendeiro na cidade de Gilgandra, diz que seu celeiro de feno foi destruído, deixando-o com perdas equivalentes a mais de R$ 210 mil.
“Carros, tratores, tudo o que eles podem invadir, eles invadem e roem. Onde quer que eles possam ir, eles vão”, disse Moeris.
Megainfestação de ratos devasta fazendas na Austrália #BBCCurtas https://t.co/je0QDFNNHg pic.twitter.com/BKksoTnstm
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) May 27, 2021
A situação vai levar alguns meses para se equilibrar, pois com o clima favorável e a rápida reprodução dos roedores, cada vez mais ratos irão aparecer. A esperança dos australianos é que com a chegada do inverno, os ratos dimiunuam a sua reprodução.
Os ratos podem gerar uma ninhada de seis a dez crias em poucas semanas. Em toda a temporada de reprodução, uma única fêmea pode dar à luz até 500 roedores.
O governo de Nova Gales do Sul anunciou uma ajuda financeira no valor de R$ 210 milhões para minimizar os prejuízos e gastos com armadilhas. Mas os prejuízos são muito maiores e não há como compensar todas as perdas.
Discussion about this post