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WhatsApp volta atrás e desiste de limitar contas que não aceitarem nova política

Novos termos do app estão em vigor desde 15 de maio. No início do mês, empresa disse que, com o tempo, limitaria ferramentas daqueles que não fizessem aceite, mas voltou atrás.

Fabio Rocca by Fabio Rocca
31/05/2021
in APPS
FacebookTwitterWhatsApp

O Facebook não resistiu à pressão e voltou atrás sobre a decisão de limitar funcionalidades no WhatsApp, caso o usuário não aceitasse as novas políticas de privacidade da empresa. As regras estavam em vigor desde o dia 15 de maio.

Com a decisão, nada muda para os usuários do aplicativo. Por enquanto a empresa afirma que “no momento, não há planos para exibir lembretes de maneira persistente nem limitar as funcionalidades do app”

No início de maio, a plataforma avisou usuários que uma notificação para o aceite da política seria exibido com mais frequência e, com o tempo, algumas funções deixariam de funcionar.

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Um dia antes de os novos termos entrarem em vigor, um acordo com autoridades brasileiras garantiu que as funções seriam mantidas por pelo menos 90 dias.

“Os usuários que não aceitaram a atualização terão oportunidades para fazê-lo diretamente no app, como ao registrar-se novamente no WhatsApp ou ao usar pela primeira vez um recurso relacionado a essa atualização”, informa a empresa na página de suporte.

Diversos países se posicionaram contra essa nova regra, que prevê o compartilhamento de mais dados com o Facebook, dono da plataforma.

Segundo o Facebook, o compartilhamento de dados do WhatsApp seriam utilizados para direcionar anúncios no Facebook e no Instagram. Embora a empresa garanta que os dados coletados serão apenas a finalidade de publicidade, outras informações seriam coletadas.

Entre elas: carga da bateria, operadora de celular, força do sinal da operadora e identificadores do Facebook, Messenger e Instagram que permitem cruzar dados de um mesmo usuário nas três plataformas.

Autoridades brasileiras entenderam que a alteração nas novas regras de privacidade pode trazer prejuízos ao direito à proteção de dados dos usuários.

Outro problema identificado pelos órgãos públicos, seria a falta de transparência e de clareza acerca de quais dados serão coletados. “Sob a ótica da proteção e defesa do consumidor, essa ausência de clareza dos termos de uso e da política de privacidade também pode se traduzir em publicidade enganosa e abusiva, em violação aos arts. 31, 37, 38, 39, caput, do CDC [Código de Defesa do Consumidor], pois a oferta contratual constante dos termos de uso e da política de privacidade não dariam conta da dimensão exata do custo não precificado de uso do serviço pelo consumidor”.

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