Um embrião de dinossauro primorosamente preservado foi encontrado enrolado dentro de um ovo fossilizado, desenterrado no sul da China, datado de 66 à 72 milhões de anos. O embrião foi apelidado de ‘Baby Yingliang’ e foi encontrado nas rochas da ‘Formação Hekou’ no Parque Industrial Shahe na cidade de Ganzhou, província de Jiangxi.
Paleontologistas liderados pela Universidade de Birmingham disseram que Baby Yingliang pertencia a espécies de dinossauros terópodes, que é uma subordem de dinossauros bípedes. Encontrados nas rochas da Ásia e da América do Norte, os terópodes tinham bicos e tamanhos de corpo variados, permitindo que adotassem uma dieta variada.
O espécime é um dos embriões de dinossauros mais completos conhecidos e notavelmente apresenta uma postura mais próxima daquela observada em pássaros embrionários do que normalmente encontrada em dinossauros. Especificamente, o bebê Yingliang estava perto da incubação: a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.
Veja o vídeo abaixo
Esse comportamento é observado nas aves modernas, o que sugere que isso não é exclusivo dos pássaros, mas pode ter evoluído pela primeira vez entre os dinossauros terópodes.
Discussion about this post