De uma coisa a ciência tem certeza: não há vida inteligênte em Marte. Mas imagens capturadas pela câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) fazem a nossa imaginação voar ao vermos estruturas assustadoramente organizadas, ao ponto de fazer-nos pensar que foram construídas artificialmente. As informações são do portal Autoevolution.
A HiRISE está a bordo da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), da Nasa, que coleta informações sobre o planeta vermelho desde 2006. A sonda percorre o planeta vermelho, tirando fotos que agora estão alimentando a nossa imaginação. Usando filtros sofisticados e um hardware poderoso, o HiRISE não só é capaz de nos dar vislumbres do lugar em tons que normalmente não esperamos ver em Marte, mas também nos apresenta o que parecem ser estruturas artificiais.
A imagem abaixo foi capturada pela HiRISE na região de Nilosyrtis em 2011 à 299 km de altura. Na foto é possível ver uma cratera de 5 km de diâmetro ocasionada por um impacto. Pessoas que estão constantemente inspecionando Marte através das imagens da câmera nos trouxeram essas curiosas características do planeta.
Nasa recruta voluntários para simulação de vida em Marte
Essas são características que normalmente esperamos encontrar no planeta, assim como as dunas negras vistas mais abaixo. Escurecidas pelos filtros da HiRISE ao extremo, elas não são necessariamente curiosas por causa de sua cor, mas sim pela forma como estão organizadas, que passa a impressão de serem estruturas artificiais.
Mas segundo os cientistas, a teoria é que essas dunas se formaram depois que a areia escura foi soprada pelo vento do terreno circundante para a região. Nilosyrtis é um lugar cheio de penhascos, falésias e largos vales de superfície plana, onde os cientistas acreditam que em algum momento a região foi coberta por geleiras, portanto, é provável que ainda exista uma grande quantidade de gelo no subsolo.
Discussion about this post