É comum vermos QR Code em todo lugar. E durante a pandemia o seu uso foi acentuado: de anúncios de TV à publicações nas redes sociais, a maioria das empresas aderiram ao formato de código de barras. Restaurantes substituíram os cardápios físicos por versões online. Basta escanear o QR Code e você terá acesso aos pratos da casa. As informações são do CNET.
Quer divulgar o seu contato facilmente? Basta o seu cliente escanear o código e ele pode facilmente adicionar o seu contato na agenda do celular. O Código QR (Quick Response ou “resposta rápida” em português) é um código de barras que pode ser facilmente escaneado com a câmera da maioria dos smartphones. Após a leitura, o código pode ser convertido em texto, SMS, número de telefone e até em um endereço na internet.
E com o aumento da popularidade dessa tecnlogia, os criminosos viram uma nova oportunidade de aplicarem golpes. Cibercriminosos estão criando códigos QR maliciosos que induzem a vítima a entregar informações bancárias e pessoais.
Ao escanear um código malicioso, você pode ser direcionado a sites fraudulentos projetados para obter informações de contas bancárias, cartões de crédito ou outras informações pessoais. Como qualquer outro esquema de phishing, é impossível saber exatamente com que frequência os códigos QR são usados para fins maliciosos. Especialistas dizem que eles ainda representam uma pequena porcentagem do phishing geral, mas vários golpes envolvendo código QR foram relatados por empresas de segurança cibernética.
Por exemplo, em Austin, capital do Texas, códigos QR permitem que motoristas paguem online pelo estacionamento. Criminosos viram uma oportunidade e espalharam dezenas de adesivos com cógidos QR. Ao escanearem o código, motoristas desavisados eram direcionados a um site falso que coletava as informações do cartão de crédito.
Segundo Cofense, uma empresa de segurança de e-mail, códigos QR fraudulentos também estão começando a aparecer em e-mails de phishing e anúncios online. A empresa detectou recentemente um golpe de phishing direcionado a falantes de alemão que incluía um código QR na tentativa de atrair usuários aplicativos bancários.
Como se proteger?
Veja o link do códgigo QR antes de abrir
Smartphones com Android e iOS mais recentes permitem que você veja o link antes de mesmo de abri-lo. Se parecer a URL parecer estranho, melhor não abrir.
Tenha cautela antes de digitalizar
Seja especialmente cauteloso com códigos postados em locais públicos. Dê uma boa olhada. É um adesivo ou parte de um letreiro ou display maior? Se o código não se encaixar no plano de fundo, peça uma cópia em papel do documento que você está tentando acessar ou digite a URL manualmente.
Após escanerar o código, preste atenção ao site em que você foi direcionado. Em caso de suspeita de ser fraude, não digite nada. Saia da página e fale com a empresa ou loja.
Cuidado com código QR embutido nos e-mail
Pense por um momento: você recebe um e-mail no seu computador e nele contem um código QR. Não há qualquer lógica pegar seu telefone e escanear o código, afinal você já está online. Por que um remetente legítimo iria te fazer usar segundo dispositivo para acessar a informação? Portanto, na dúvida, considere qualquer e-mail com código QR embutido como suspeito.
Discussion about this post