Após dois anos de pesquisa, o primeiro dinossauro saurópode “anão” das Américas foi revelado na última quinta-feira (15/09). Trata-se do dino apelidado de Bilbo, um dos menores pescoçudos já encontrados por arqueólogos. O nome é uma referência ao protagonista de “O Hobbit.“
O Ibirania parva, que significa algo próximo a “pequeno peregrino de Ibirá”, foi um titanossauro, espécie herbívora conhecida pelo pescoço grande, encontrado na cidade de Ibirá, no interior de São Paulo, próximo a São José do Rio Preto. Segundo os pesquisadores, Bilbo viveu na região há 80 milhões de anos atrás.
O grupo dos saurópodes, o qual Bilbo faz parte, são considerados os maiores animais que já caminharam pelo planeta Terra. No subgrupo do fóssil recém encontrado, os animais chegam a ter 30 metros comprimento. Já o Bilbo tem aproximadamente 5,7 metros.
A região do noroeste paulista, no período Cretáceo, em que viveu Bilbo, era marcado por grandes períodos de secas e um clima bastante árido, que pode ter favorecido pequenos dinossauros herbívoros. Segundo os arqueólogos, essa espécie tinha preferência por uma alimentação rasteira, como arbustos.
Os especialistas concluíram que os fósseis encontrado em Ibirá são de indivíduos adultos após compararem com outros animais do mesmo grupo encontrados no Brasil e em outros países. Para isso, foram realizadas tomografias computadorizadas, que revelaram características anatômicas que se diferenciavam das outras
A nova espécie apresenta uma hiper pneumatização de seu esqueleto axial (espaços ocos nas vértebras), preservando inclusive resquícios de sacos-aéreos, usados para controle da temperatura. Esse tipo de estrutura é semelhante às aves e diferentes de outros dinossauros.
Apesar de ser novidade no Brasil, outros titanossauros anões foram descobertos, desde 1915, em alguns locais da Europa. O que surpreendeu a equipe é que a forma “anã” foi a primeira registrada nas Américas.
Discussion about this post