A Alphabet, matriz do Google, informou nesta sexta-feira (20) que planeja realizar um grande plano de demissão global, com 12 mil funcionários sendo afetados. Esta medida afetará equipes ao redor da empresa, incluindo recrutamento, funções corporativas, assim como algumas equipes de engenharia e produtos, representando cerca de 6% da força de trabalho.
Sundar Pichai, CEO da Alphabet, disse em um e-mail aos funcionários que esta decisão foi uma resposta à “situação econômica distinta que enfrentamos hoje”. A Alphabet trabalhou por anos para atrair talentos para desenvolver o Google, o YouTube e outros produtos de alcance mundial, mas está envolvida numa disputa com a Microsoft na área da inteligência artificial generativa.
O CEO também explicou que a “remoção dos postos reflete o resultado dessa revisão”. “Os postos que estamos removendo refletem o resultado dessa revisão. O fato de essas mudanças terem um impacto na vida dos ‘Googlers’ pesa muito sobre mim e assumo toda a responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui”, acrescentou o CEO.
A decisão de demissão ocorreu um dia depois de a Microsoft anunciar um plano de demissão de 10 mil trabalhadores nos próximos meses, seguindo o padrão estabelecido por outras grandes empresas de tecnologia, como Meta, Amazon e Twitter, já que o setor enfrenta turbulências econômicas.
Discussion about this post