Os planos da Netflix para coibir o compartilhamento de contas deu mais passo. Recentemente, a empresa atualizou sua página da Central de Ajuda “Como compartilhar sua conta Netflix” para detalhar como a nova regra funcionará. Ao menos por enquanto, as regras não estão em vigor e não sabemos quando essa nova política será colocada em prática.
Conforme a nova política, quando um aparelho fora da residência do titular acessa uma conta pode ser solicitado uma verificação para cadastrar o dispositivo. “Quando um aparelho fora da sua residência acessa uma conta ou é usado regularmente, podemos solicitar que você faça a verificação ou altere sua residência Netflix antes de autorizarmos a reprodução do conteúdo da Netflix nele. Fazemos isso para confirmar que o aparelho que usa a conta está autorizado para isso.” diz a instrução na página da empresa.
Segundo a empresa, para detectar aparelhos em uma residência, são usadas informações, como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta em aparelhos conectados à conta Netflix.
Portanto, quando alguém acessa sua conta em um aparelho não associado à sua residência Netflix, ou quando sua conta é acessada regularmente de um local fora da sua casa, a Netflix irá solicitar um código de verificação de 4 dígitos, enviado em um link para o email ou celular vinculado à conta do titular.
O código precisa ser inserido no aparelho em que foi solicitado dentro de 15 minutos. Se o código expirar, será necessário solicitar outro pelo aparelho. Com isso, o dispositivo será verificado e estará pronto para uso. No entanto, a Netflix alerta que a verificação do aparelho pode ser solicitada periodicamente.
Acessar pelo Wi-fi a cada 31 dias
No Chile, na Costa Rica e no Peru, a Netflix exige que você entre na Netflix pela rede wi-fi de sua casa uma vez a cada 31 dias . Caso contrário, esse dispositivo será bloqueado do serviço até que se reconecte ao wi-fi doméstico. Isso dificulta o compartilhamento de contas quando as pessoas não moram juntas e é praticamente impossível em dispositivos que não são portáteis .
Não está claro se essa política também está chegando ao Brasil: a Netflix está testando outras políticas nesses países, incluindo a cobrança pelo compartilhamento de senhas, portanto, podemos ou não ver uma mudança de política no futuro.
Discussion about this post