A aglomeração proporcionada pelo Carnaval tem sido terreno fértil para o roubo de senhas e cartões de crédito, principalmente nos blocos de rua. Portanto, fique atento ao golpe do cartão de crédito.
Relatos nas redes sociais mostram que muitas pessoas estão sendo vítimas de ações que envolvem a troca de cartão ou a realização de compras acima do valor correto.
Em alguns casos, “vendedores ambulantes” aproveitam a distração ou possível embriaguez do cliente para decorar a senha e trocar os cartões sem que o folião perceba.
Por isso, é importante saber que os bancos são os responsáveis por garantir o ressarcimento do cliente, caso haja algo incidente.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor, independentemente da culpa, deve reparar danos causados aos consumidores por defeito da prestação de serviço.
Ainda de acordo com o texto, é o banco que deve comprovar se houve negligência e imprudência do consumidor. Se não houver resolução do problema pelo banco e ouvidoria, o consumidor pode acionar o órgão de defesa ou o Banco Central. Outra possibilidade é a apelar à Justiça.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizou algumas dicas para evitar o golpe do cartão de crédito:
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