Um usuário do Reddit compartilhou recentemente uma experiência alarmante com os fones de ouvido Sony WF-1000XM4: o fone explodiu dentro do estojo de carregamento. Embora a explosão tenha deixado o fone partido ao meio, felizmente, ninguém ficou ferido. A firmware desatualizada pode ter ocasionado a explosão.
O fone de ouvido Sony WF-1000XM4 é um dos principais fones de ouvido vendidos desde 2021. Além de oferecer um som incrível, o dispositivo possui o melhor cancelamento de ruído ativo da categoria, carregamento sem fio e excelente duração da bateria.
O usuário do Reddit, conhecido como u/yangcong1982, disse que colocou os fones de ouvido no estojo de carregamento e os deixou assim por dois dias antes da explosão, excluindo a possibilidade de mau uso. Posteriormente, o usuário disse que carregou o case usando um carregador portátil Anker, e as baterias estavam com cerca de 80% de carga, descartando danos devido a sobrecarga e uso de um carregador incorreto.
Na semana anterior ao incidente, a vítima notou que o fone de ouvido direito descarregava completamente, mesmo quando o esquerdo ainda tinha 20 a 40% de carga. O problema foi aumentando a um ponto em que o fone de ouvido direito morreu enquanto o esquerdo tinha 60% de carga restante.
Firmware do Sony WF-1000XM4 pode ser a causa
O usuário estava executando a versão 1.4.2 do firmware nos fones de ouvido, uma compilação famosa por problemas de duração da bateria. Outros usuários do Reddit relataram que seus fones de ouvido funcionavam visivelmente mais quentes quando estavam com o mesmo firmware.
A Sony emitiu uma atualização de firmware (versão 1.6.1 lançada em dezembro de 2022) abordando especificamente o problema de degradação da bateria do WF-1000XM4. A empresa solicitou imagens dos danos e está em contato com o cliente para resolver o problema.
Embora esse caso seja preocupante, é importante lembrar que a Sony é uma fabricante de equipamentos de áudio confiável e seus fones de ouvido são geralmente bem avaliados. Se você tem os fones sem fio WF-1000XM4 e ainda estiver executando a versão 1.4.2 do firmware, sugerimos fortemente que você atualize ou, pelo menos, fique atento ao esgotamento irregular da bateria e fones de ouvido superaquecidos, pois podem ser sinais de um desastre iminente.