A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou recentemente imagens capturadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter que mostram uma formação “atípica” na superfície marciana. Dunas de areia quase perfeitamente circulares chamaram a atenção dos cientistas, que estão monitorando a velocidade de movimentação das dunas ao longo do ano marciano, que dura 687 dias terrestres.
Embora a superfície marciana apresente montes de diversos tipos e formatos, a aparência das dunas circulares surpreendeu os cientistas. Elas foram encontradas numa região ao redor de dunas bem mais irregulares, perto de uma cratera em Utopia Planitia, no hemisfério norte do planeta.
As imagens das dunas foram capturadas em novembro do ano passado e fazem parte de uma coleção de imagens usadas para monitorar como compostos congelados recuam e derretem na superfície do Planeta Vermelho no fim do inverno. Em fotos anteriores, as dunas apareciam cobertas por gelo (veja imagem abaixo), mas agora algumas delas aparecem sem a camada congelada.
Além de monitorar a velocidade da movimentação das dunas, a variação de formatos e tamanhos revelou aspectos meteorológicos de Marte. Quando a MRO examinou a cratera Lyot em Marte, em 2010, as imagens da HiRISE mostraram que o relevo da cratera criava uma espécie de canal que direcionava os ventos.
As observações planetárias têm sido fundamentais para entendermos mais sobre o Planeta Vermelho e a diversidade de sua superfície. As imagens divulgadas pela Nasa são apenas uma pequena amostra do que os cientistas têm coletado e analisado ao longo dos anos.