O Ministério da Justiça divulgou nesta terça-feira (14) que mais de 250 páginas que compartilhavam conteúdo pirata via streaming foram bloqueadas na quinta fase da Operação 404, que faz referência ao código que aparece quando uma página não é encontrada pelo navegador.
A ação resultou no bloqueio de 102 sites de streaming e jogos ilegais, além de 63 aplicativos de música no Brasil. Também foram realizados 100 bloqueios dinâmicos de domínios, impedindo a replicação do material em outras páginas.
Até o momento, quatro prisões em flagrante foram efetuadas em São Paulo e uma temporária em Minas Gerais. Os detidos podem receber pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa, e responder por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O Ministério informou que todas as páginas bloqueadas serão removidas dos resultados de buscas no Google e que os perfis cadastrados nas redes sociais também serão desativados.
A Operação 404 é uma ação coordenada pela Polícia Federal em parceria com o Ministério da Justiça e tem como objetivo combater a distribuição ilegal de conteúdo na internet.