Observadores se surpreenderam ao avistar nuvens semelhantes a OVNIs nos céus do Havaí, sobre os vulcões Mauna Kea e Mauna Loa. As fotografias foram tiradas em 8 de março a partir do ponto de vista do Observatório WM Keck, situado próximo ao cume do vulcão adormecido Mauna Kea.
As imagens mostram nuvens lenticulares, formadas a favor do vento de colinas ou montanhas quando ventos fortes sopram sobre e ao redor de terrenos acidentados. Em 8 de março, o observatório publicou no Twitter: “Vimos alguns OVNIs hoje! Ou melhor, seus sósias. Confira essas fotos incríveis que vários Keckies tiraram de nuvens lenticulares em forma de disco voador pairando perto de Maunakea e Mauna Loa. Você também os viu?“
Características das nuvens lenticulares
As nuvens lenticulares, cujo nome científico é altocumulus lenticularis, se formam geralmente na troposfera, a camada mais próxima à superfície da Terra, e se desenvolvem de forma paralela à direção dos ventos, o que confere a elas uma aparência extraordinária.
Embora sejam comuns na metade ocidental do continente americano devido às Montanhas Rochosas, nuvens lenticulares são raras no Havaí, conforme informações do Serviço Nacional de Meteorologia.
Formação das nuvens e confusão com OVNIs
Devido à sua forma de pires, essas nuvens de aparência peculiar às vezes são confundidas com OVNIs. Elas se formaram próximas a Mauna Loa e Mauna Kea, que possuem altitudes superiores a 3.960 metros, devido aos ventos fortes que fluem sobre e ao redor dos picos vulcânicos, criando ondas na atmosfera a favor do vento dos cumes.
As fotografias foram registradas por funcionários do observatório, incluindo Rick Krejci, engenheiro de software; Sherry Yeh, astrônoma da equipe; Avinash Surendran, pós-doutorado; e Arina Rostopchina, assistente de observação.