O Twitter iniciou a cobrança pelo uso da autenticação de dois fatores (2FA) através de códigos SMS. Agora, esse recurso será exclusivo para assinantes do Twitter Blue.
Os não assinantes devem escolher outro método de verificação, como aplicativos de autenticação (Google Authenticator ou Microsoft Authenticator) ou chaves de segurança físicas. Outra opção é receber códigos de backup de uso único, mas isso é recomendado apenas em casos excepcionais.
Ação do Idec contra a cobrança do Twitter
Segundo o site Canaltech, O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) questiona a cobrança pela autenticação via SMS, alegando que a nova política limita as opções de segurança dos usuários. Eles solicitam que o recurso continue gratuito no Brasil e que o Twitter informe melhor os usuários sobre a mudança.
Diante dos recentes cortes de funcionários no Twitter, é incerto se o pedido do Idec será atendido. O desfecho dependerá da disposição das autoridades brasileiras em enfrentar o Twitter e das possíveis sanções aplicadas.
Os utilizadores receberam um prazo de 30 dias para excluir a autenticação de dois fatores (2FA) via SMS das configurações de suas contas. A mudança oficialmente ocorreu devido ao abuso do recurso por criminosos, mas os custos operacionais também influenciaram a decisão.
Elon Musk, CEO do Twitter, afirmou que o uso de aplicativos de autenticação é mais barato para a empresa e mais eficaz para os usuários. A maioria das redes sociais adotou esse sistema para reduzir custos e fornecer proteção adicional às contas.