O Gmail começou a apresentar anúncios mais persistentes e invasivos no meio das caixas de entrada de alguns usuários, conforme relatado pelo site 9to5Google. Várias capturas de tela postadas no Twitter mostram mensagens promocionais misturadas com emails reais no site desktop do Gmail, causando insatisfação entre os usuários.
Embora o Gmail já exibisse anúncios no topo das caixas de entrada “Promoções e Social” há algum tempo, nunca antes os inseriu entre as mensagens. O novo posicionamento torna ainda mais difícil distinguir entre emails reais e anúncios, mesmo com o ícone verde “Ad” ao lado das promoções. Ainda não está claro se essa mudança é algum tipo de teste ou um lançamento gradual.
Nas últimas semanas, alguns usuários também começaram a perceber anúncios com imagens em tamanho grande e bastante chamativas no topo de suas caixas de entrada no aplicativo móvel do Gmail.
O site do Google atualmente não informa se vende anúncios posicionados no meio das caixas de entrada. Uma página de suporte menciona que o Gmail oferece “anúncios expansíveis no topo das abas das pessoas”. Outra página sobre as campanhas Discovery do Google mostra um exemplo de anúncio no Gmail que, mais uma vez, aparece no topo da caixa de entrada do usuário.
Em resposta às preocupações de um usuário no Twitter sobre a colocação de anúncios no meio da caixa de entrada, a conta oficial do Gmail respondeu vagamente que “isso não parece bom” e direcionou o usuário a uma página de suporte que explica como funcionam os anúncios.