Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou, no evento Meta Connect, uma novidade tecnológica que promete inovar a forma como os usuários interagem nos aplicativos de mensagens da empresa. A partir de agora, será possível criar adesivos únicos gerados por Inteligência Artificial (IA) nos aplicativos WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories, graças ao novo modelo de geração de imagem, Emu.
Diariamente, os usuários enviam centenas de milhões de stickers para expressar sentimentos e emoções em chats. Com a introdução do Emu, os usuários não estão mais limitados a um número fixo de adesivos. Eles têm a liberdade de digitar exatamente o que desejam expressar, criando adesivos únicos e personalizados em questão de segundos. Basta pedir como você quer e a IA irá gerar o sticker. A funcionalidade foi demonstrada no WhatsApp, onde Zuckerberg exibiu exemplos criativos, como um “cão pastor húngaro dirigindo um 4×4”.
Essa inovação estará inicialmente disponível para os usuários da língua inglesa e tem previsão de lançamento para os demais idiomas nos próximos meses. Além disso, ferramentas de edição de IA, que possibilitam transformar fotos em diferentes estilos, como origami e ponto cruz, também estão sendo introduzidas no Instagram.
Os usuários do Instagram, em breve, poderão não apenas transformar suas imagens, mas também co-criar imagens geradas por IA com amigos, utilizando a tecnologia do Emu. Dois novos recursos, chamados “Restyle” e “Backdrop”, foram apresentados, permitindo aos usuários reimaginar os estilos visuais de uma imagem e alterar o cenário ou plano de fundo.
Para garantir a autenticidade e evitar confusões, a Meta informou que todas as imagens geradas por IA indicarão o uso da tecnologia de inteligência artificial. A empresa também está experimentando diferentes formas de marcação visível e invisível, assegurando a integridade e a originalidade do conteúdo gerado.