A plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp, de propriedade da Meta, está se preparando para uma significativa atualização que incluirá a inserção de publicidade no serviço, conforme revelado pelo seu líder, Will Cathcart. Os anúncios serão exibidos na seção de Status do aplicativo e podem ser estendidos aos canais, marcando uma mudança de paradigma na maneira como a plataforma tem operado até o momento.
A implementação da publicidade no WhatsApp tem sido objeto de especulação há anos, mas agora foi confirmada pela liderança do aplicativo. No entanto, detalhes sobre o início dessa prática ainda não foram divulgados. Importante ressaltar, para tranquilidade dos usuários, a caixa de entrada e a “experiência de mensagens” serão preservadas sem qualquer interrupção por anúncios.
O WhatsApp também está explorando um novo modelo de negócios para os canais dentro do aplicativo, introduzindo a possibilidade de assinaturas pagas. Os usuários que optarem pela assinatura poderão acessar conteúdos exclusivos e outros benefícios. A estrutura específica e as implicações desta funcionalidade ainda não foram detalhadas.
O Brasil, que possui a terceira maior base de usuários do WhatsApp, atrás apenas da Índia e da Indonésia, será uma das regiões-chave para as novas mudanças. O país se destaca não apenas em números de usuários, mas também no uso intensivo do aplicativo, sendo líder em várias métricas de engajamento, como o envio de mensagens de áudio e mensagens que desaparecem.
Em adição aos anúncios e à possível introdução de assinaturas, o WhatsApp pretende avançar na incorporação de inteligência artificial para auxiliar empresas no atendimento ao cliente no Brasil. Chatbots capazes de resolver dúvidas básicas e encaminhar casos mais complexos para atendentes humanos estarão entre as próximas novidades, visando melhorar a experiência de empresas de médio e grande porte no uso da plataforma.
A inserção de anúncios e a monetização por meio de assinaturas representam esforços da Meta para capitalizar sobre a vasta base de usuários do WhatsApp, enquanto buscam manter o serviço gratuito. A reação da comunidade de usuários frente a estas mudanças é amplamente antecipada, já que o aplicativo é conhecido por sua interface limpa e livre de publicidade.