Em um novo passo para a exploração espacial comercial, a Boeing, em colaboração com a NASA, está pronta para lançar a primeira missão tripulada de sua cápsula Starliner. O lançamento está agendado para as às 23h30, no horário de Brasília, desta segunda-feira (6), da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Este teste é crucial para validar o desempenho da Starliner em condições reais de voo espacial, trazendo a Boeing a um passo de operações regulares de transporte de astronautas.
A missão, conhecida como Teste de Voo Tripulado, é um ponto de virada para o programa Commercial Crew da NASA, que busca aumentar as opções dos Estados Unidos para o transporte de astronautas até a Estação Espacial Internacional. A cápsula Starliner se juntará à Crew Dragon da SpaceX, ampliando a capacidade americana na área.
Os astronautas a bordo, Suni Williams e Butch Wilmore, já têm experiência em missões espaciais anteriores com a NASA e a Soyuz russa. Durante esta missão, eles não apenas testarão os sistemas de vida e controle manual, mas também avaliarão a performance geral da cápsula no espaço.
Se tudo ocorrer conforme planejado, a Starliner será lançada no topo de um foguete Atlas V e, após alcançar a órbita, se separará para iniciar sua jornada autônoma até a Estação Espacial Internacional. A acoplagem está programada para as 00h46 de quarta-feira (08). Os astronautas passarão cerca de uma semana no laboratório orbital, realizando testes e ajudando nas pesquisas regulares da estação, antes de retornarem à Terra na mesma cápsula Starliner, que é projetada para pousar com paraquedas em um dos vários locais designados no sudoeste dos Estados Unidos.
Este lançamento é particularmente significativo para a Boeing, uma vez que a empresa enfrentou diversos desafios e atrasos no desenvolvimento da Starliner. Os sucessos da SpaceX com a Crew Dragon aumentaram a pressão para que a Boeing também demonstrasse capacidade de transportar seguramente tripulações para o espaço e de volta.
Mark Nappi, vice-presidente e gerente do programa Starliner na Boeing, expressou confiança no sucesso da missão, destacando o rigoroso processo de desenvolvimento pelo qual a cápsula passou. “Chegamos até aqui através de um processo bastante rigoroso, e é nisso que minha confiança realmente se baseia”, disse Nappi.