Após 47 anos de atividade contínua, a sonda espacial Voyager 1, lançada pela NASA em 5 de setembro de 1977 para explorar os planetas Júpiter e Saturno, enfrentou recentemente um problema técnico que interrompeu sua comunicação com a Terra. A espaçonave, atualmente localizada a 24 bilhões de quilômetros de distância e fora da zona de influência do Sol, é a mais distante já enviada pela humanidade.
O problema ocorreu em 16 de outubro, quando um comando enviado da Califórnia acionou inesperadamente o sistema de proteção contra defeitos da sonda. Como resultado, todos os sistemas não essenciais, incluindo a comunicação, foram desativados. A equipe da NASA identificou a falha dois dias depois, em 18 de outubro, quando não recebeu resposta da Voyager 1.
Para restabelecer contato, os engenheiros da NASA recorreram a um transmissor de rádio em banda S, que não era utilizado desde 1981. Apesar de o sinal emitido ser mais fraco que o do transmissor principal em banda X, a estratégia se mostrou eficaz e o contato foi retomado. Agora, a equipe busca entender o que desencadeou o sistema de proteção antes de solicitar à sonda a reativação do transmissor em banda X.
Ao longo dos anos, componentes da Voyager 1 têm sido desligados gradualmente para economizar energia e prolongar a missão, considerada um marco na exploração espacial. Mesmo com sucessivos desafios técnicos, a criatividade e o esforço da equipe da NASA mantêm a sonda operando e fornecendo dados preciosos sobre o espaço interestelar.