A SpaceX completou um histórico lançamento de carga de 143 satélites em órbita, quebrando qualquer recorde anterior.
A empresa entregou 133 espaçonaves comerciais e governamentais junto com 10 satélites Starlink como parte de sua missão de compartilhamento de transporte, tornando-a a maior implantação em uma única missão.
O foguete Falcon 9 de dois estágios decolou na manhã de domingo, marcando a quinta missão que o impulsionador Transporter-1 foi usado, de acordo com a Space.com .
SpaceX’s rideshare offering provides increased access to space for small satellite operators seeking a reliable, affordable ride to orbit pic.twitter.com/frnWnKYC9B
— SpaceX (@SpaceX) January 24, 2021
O lançamento que deveria ter ocorrido no sábado, foi adiado devido às más condições meteorológicas.
O propulsor Transporter-1 já foi usado para lançar um satélite de comunicações militares da Coreia do Sul, uma série de outros satélites Starlink e uma cápsula de carga Dragon para uma missão de reabastecimento da estação espacial.
Poucos minutos após a decolagem, o propulsor principal se separou, levando o foguete até a borda da atmosfera e conseguiu retornar ao solo em queda controlada. O Transporter-1 pousou em um navio drone no Oceano Atlântico.
A SpaceX afirmou que esta foi a primeira implantação de uma constelação – um termo para um grupo de satélites – em uma órbita polar.
Discussion about this post