A SpaceX, liderada pelo bilionário Elon Musk, adiou para a próxima quarta-feira (19) o primeiro teste de voo integrado da espaçonave Starship com o propulsor Super Heavy, devido a um provável congelamento de uma válvula. A decolagem, programada para as 10h20 (horário de Brasília), acontecerá na Starbase, no Texas (EUA).
Considerada uma “revolução para as futuras missões espaciais”, a Starship tem 50 metros de altura e é projetada para levar tripulações e cargas ao espaço, com o objetivo de chegar à Lua e a Marte, que segundo a SpaceX, a Starship é a nave mais potente da história, com capacidade para transportar até 150 toneladas em voos reutilizáveis ou até 250 toneladas em missões descartáveis.
O lançamento adiado seria o primeiro teste de voo integrado da espaçonave com o Super Heavy, o primeiro estágio do propulsor. A torre de lançamento, com 146 metros de altura, é também uma “torre de captura”, com braços mecânicos que ajudam no pouso vertical do foguete reutilizável em seu retorno à base.
A SpaceX realizou uma contagem regressiva até os segundos finais para o lançamento, permitindo o chamado “teste molhado” para análises do comportamento do combustível, composto por metano e oxigênio líquidos. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, publicou Elon Musk, dono da SpaceX.