Uma equipe de astrofísicos da Universidade Northwestern, liderada por Jason Wang, publicou um vídeo único do sistema estelar HR8799 na constelação de Pégaso. O vídeo, produzido em time-lapse, condensa 12 anos de dados em poucos segundos. É difícil ver planetas em órbita devido a eventos astronômicos que ocorrem muito rápido ou muito devagar para serem captados.
No entanto, o vídeo mostra planetas se movendo em uma escala de tempo humana. HR8799 é parte de nossa vizinhança e foi o primeiro sistema extrassolar fotografado diretamente. Quatro exoplanetas gasosos orbitam a estrela HR8799, que é 1,5 vezes mais massiva e cinco vezes mais luminosa que o sol.
Segundo os astrofísicos, mesmo o planeta mais próximo da estrela leva cerca de 45 anos terrestres para fazer seu movimento de translação, já o período de movimentação do mais distante chega a quase 500 anos.
A equipe usou a tecnologia de óptica adaptativa, instrumentação especializada e algoritmos de processamento para produzir o vídeo. Eles também aplicaram uma técnica de processamento de vídeo para suavizar o movimento dos planetas.
HR 8799 está a 129 anos-luz de distância de nós, na constelação de Pegasus. Por coincidência, está bem perto da estrela 51 Pegasi, onde o primeiro exoplaneta foi detectado em 1995.
Jason Wang afirma que levar o material de forma didática para a população é a melhor parte de seu trabalho e inspira admiração.
Discussion about this post