Um asteroide, até então desconhecido, de 100 a 200 metros – aproximadamente do tamanho do Coliseu de Roma – foi detectado por uma equipe internacional de astrônomos europeus usando o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA .
Os astrônomos usaram dados da calibração do Instrumento Mid-InfraRed (MIRI), no qual a equipe detectou acidentalmente o asteróide intruso. O objeto é provavelmente o menor observado até agora pelo Webb e pode ser um exemplo de um objeto medindo menos de 1 quilômetro de comprimento dentro do cinturão principal de asteróides, localizado entre Marte e Júpiter. Mais observações são necessárias para melhor caracterizar a natureza e as propriedades desse objeto.
O Sistema Solar está repleto de asteroides e pequenos corpos rochosos – os astrônomos atualmente conhecem mais de 1,1 milhão desses remanescentes rochosos dos primórdios do Sistema Solar.
Espera-se que a capacidade do Webb de explorar esses objetos em comprimentos de onda infravermelhos leve a uma nova ciência inovadora, mas a equipe de cientistas demonstrou que o telescópio espacial também tem uma aptidão imprevista para detectar objetos pequenos e previamente desconhecidos.
“Nós – completamente inesperado – detectamos um pequeno asteróide em observações de calibração MIRI publicamente disponíveis”, explicou Thomas Müller, astrônomo do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre na Alemanha. “As medições são algumas das primeiras do MIRI visando o plano eclíptico e nosso trabalho sugere que muitos novos objetos serão detectados com este instrumento.”
Os resultados da equipe sugerem que o asteroide mede de 100 a 200 metros, ocupa uma órbita de inclinação muito baixa e estava localizado na região interna do cinturão principal no momento das observações do Webb.
Discussion about this post